Horário de atendimento: Seg á Sex.: 9h às 18h

O que é uma

endoscopia digestiva

A endoscopia digestiva é um exame realizado para observação da mucosa do esôfago, estômago e duodeno, que é a primeira parte do intestino delgado. 

Geralmente é indicada para averiguar possíveis problemas gastrointestinais, como: gastrite, esofagite, tumores, refluxo e até patologias mais graves como o câncer de estômago.

Como é feita uma endoscopia?

Pode parecer um procedimento complexo, mas não é. A endoscopia é um exame rápido, com duração média de 5 a 10 minutos e a sedação é executada por um anestesista. Depois do efeito da anestesia entrar em ação, um equipamento chamado endoscópio é introduzido pela cavidade bucal e insufla o ar até que o tubo chegue ao estômago, onde é possível ver as paredes internas dos órgãos. As imagens são transmitidas simultaneamente no monitor onde começam a ser analisadas. E, fique tranquilo, para que a cavidade bucal não seja traumatizada, é utilizado um protetor bucal até que o procedimento seja concluído. Além disso, a frequência cardíaca é observada a todo tempo para a sua segurança.

Quais são as recomendações para realizar a endoscopia?

A endoscopia exige alguns pré-requisitos imprescindíveis: Seguir uma dieta leve no dia anterior ao exame; Fazer jejum absoluto de 8 a 12 horas antes do exame; Não ingerir antiácidos (como cimetidina e omeprazol), pois eles neutralizam o ácido gástrico, podendo interferir no resultado do exame; Não ingerir água 4 horas antes da endoscopia digestiva. Outro ponto essencial, é ir acompanhado, pois a sedação continuará fazendo efeito por algumas horas, deixando o paciente sonolento e causando dificuldade de se locomover sozinho.

Quais são os cuidados pós endoscopia?

Logo após a endoscopia, o paciente é encaminhado para uma sala onde pode repousar por 30 minutos, já que ainda está sob forte efeito da anestesia. O recomendado é tirar o dia para descanso até que os sintomas desapareçam totalmente. Além disso, é comum que permaneça um incômodo na garganta ao ingerir alimentos, por conta da “irritação” causada pelo endoscópio.

Precisa de ajuda?

× Fale agora conosco pelo Whatsapp